Você está em: Página inicial » Disciplinas » TECF III: Gestão Farmacêutica
TECF III: Gestão Farmacêutica
Créditos: 3
Carga horária: 45 horas
Programa(s): Mestrado
Tipo: Optativa
Ementa
Ementa:
Evolução das teorias da administração. Características da organização farmacêutica, ambiente, condicionantes internos e gestão. Funções gerenciais: função planejamento (estratégia, missão, visão, valores); função organização; função direção; função controle. O processo estratégico. Gestão, princípios e processos da Qualidade Total. A cadeia produtiva do setor farmacêutico. Qualidade em entidades e serviços farmacêuticos. Medição em atividades e serviços. Metodologias para melhoria da qualidade e de valor. As ferramentas gerenciais da qualidade aplicadas à gestão farmacêutica. Marketing e estratégia. O marketing na gestão farmacêutica. Satisfação, valor e fidelidade do cliente. Comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Concorrência e inovação. Temas na área a serem ministrados por especialistas do corpo docente ou convidados.
Referências bibliográficas:
GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
HARRISON, J. S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HAWKINS, D. I. et al. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MORAES, A. M. P. de. Iniciação ao estudo de administração. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2001.
MOYSÉS Filho, J. et al. Planejamento e gestão estratégica em organizações de saúde. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
PORTER, M. E.; TEISBERG, E. O. Repensando a saúde: estratégias para melhorar a qualidade e reduzir os custos. Porto Alegre: Bookman, 2007.
ROBBINS, S. P.; COULTER, M. Administração. 5.ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1998.
SOLOMON, M. R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
SPILLER, E. S. et al. Gestão dos serviços em saúde. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
TEIXEIRA, R. F. et al. Marketing em organizações de saúde. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
ZEITHAML, V. A. et al. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Informações
« voltar