PPGCF - Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - UFPR

Infraestrutura/ Planejamento Estratégico

Anfiteatros e salas de aula

A maioria das aulas e dos seminários do PPGCF são ministrados nas dependências da Sede Botânico, do Setor de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Paraná, com amplas salas de aula e dois anfiteatros (120 e 250 lugares), todos equipados com projetores multimídia e facilidades de acesso à internet para projeções on line.

Laboratórios de pesquisa

Farmácia é uma área essencialmente prática, sendo importante que o treinamento para a formação de mestre ou doutor em Ciências Farmacêuticas seja feito em laboratórios equipados e com as facilidades necessárias para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa. O Programa conta com vinte amplos laboratórios, em diversas áreas do conhecimento da Farmácia, onde os alunos desenvolvem seus trabalhos de pesquisa. Cada laboratório tem seus equipamentos e materiais próprios, especializados para cada área em particular.

Central analítica

O PPGCF tem uma Central analítica equipada com equipamentos como HPLC, ultravioleta, infravermelho entre outros, e pessoal técnico capacitado para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa de iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado.

Laboratório de informática

A Sede Botânico, do Setor de Ciências da Saúde, conta com amplo laboratório de informática, com dezesseis computadores ligados à rede internet, para uso dos alunos de graduação e pós-graduação. Além deste, todos os laboratórios de pesquisa têm seus próprios equipamentos com acesso on line ao Portal de Periódicos da CAPES.

Biblioteca

A Sede Botânico possui uma excelente biblioteca com livros e periódicos das diversas áreas das ciências farmacêuticas, disponibilizados aos alunos do PPGCF.

O sistema integrado de bibliotecas da UFPR oferece a oportunidade ao aluno de pós-graduação frequentar e retirar livros nas quinze bibliotecas do sistema. Também está disponível, através do Portal da Informação, um serviço eficiente de acesso on line a diversos periódicos.

Planejamento Estratégico 2013-2018

Apresentação:

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná (PPGCF-UFPR) foi oficializado pela Resolução 013/99 – COUN, em 06 de maio de 1999, iniciando seu funcionamento em março de 2000. Na proposta inicial constavam quatro áreas de concentração (Produtos Naturais, Análises Clínicas,Tecnologia Analítica e Tecnologia Farmacêutica). Por recomendação de consultores da CAPES a proposta original foi reformulada para apenas duas áreas de concentração, divididas em três linhas de pesquisa. Em 17 de dezembro de 2001 o mestrado foi recomendado pela CAPES sendo avaliado com o conceito 3. Na avaliação de 2004, correspondente ao interstício 2001-2003, obteve o conceito 4. Nas avaliações nos dois triênios seguintes (2004-2006 e 2007-2009) manteve o mesmo conceito. O doutorado foi aprovado em maio de 2007 também com o conceito 4

O PPGCF-UFPR é composto por 26 docentes, 114 discentes e no momento dois técnicos administrativos. Atualmente, o PPGCF ocupa espaço físico do Curso de Farmácia, o que limita o crescimento tanto da Graduação como da Pós-Graduação.

Missão:

A missão do PPGCF é garantir a formação de recursos humanos com elevada qualificação tecnológica em pesquisa na área da saúde de profissionais comprometidos com a sociedade e aptos a atuar no campo da área, dentro de uma política de utilização eficaz dos recursos públicos, através do ensino, pesquisa e extensão, provendo a captação de corpo docente,de recursos financeiros para aquisição de equipamentos de grande porte e a expansão infraestrutura física de salas de aula (anfiteatros) e laboratórios de pesquisa.

Desafio estratégico:

A PPGCF da Universidade Federal do Paraná tem como objetivo promover a inovação científica nas áreas de concentração do programa, de modo a contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social do país e aprimorar a relação entre a academia e os setores produtivos da sociedade.

Políticas:

Seguir as diretrizes da CAPES que regulamentam os Programas de Pós-Graduação no Brasil, bem como as resoluções do CEPE e outras determinações institucionais.

Propiciar uma sólida formação dos pós-graduados nas várias habilidades de acordo com as áreas do Programa.

Envidar esforços para formar profissionais com formação adequada ao exercício da profissão.

Avaliar constantemente os rumos e novas vertentes que surgem na área da Saúde devido à dinâmica do processo tecnológico de forma a capacitar seus docentes para formarem profissionais com perfil que a sociedade necessita.

Plano de ações:

1) Melhoria e manutenção permanente dos laboratórios de pesquisa do PPGCF

Viabilizar recursos para melhorar a infraestrutura dos laboratórios de pesquisa dos Departamentos de Farmácia e Análises Clínicas, investindo em equipamentos para proporcionar infraestrutura aos os alunos do Programa de Pós-graduação para realizarem seus projetos de pesquisa.

Dar continuidade na manutenção de tubulações de gás, água e ar dos laboratórios de pesquisa. Estas melhorias serão direcionadas prioritariamente a segurança e modernização das instalações para o desenvolvimento dos experimentos relacionados aos projetos de pesquisa.

2) Manutenção de equipamentos  dedicados a pesquisa do PPGCF

Atuar junto às instâncias superiores e órgãos de fomento visando garantir os recursos necessários para a compra de insumos e para serviços de manutenção dos equipamentos de pequeno, médio e grande porte instalado no PPGCF.

3) Conectar os equipamentos da Central Analítica à rede elétrica do gerador de energia instalado no Centro de estudos de Biofarmácia (CEB).

Ampliar a capacidade de utilização do gerador de energia elétrica instalado nas dependências do CEB para suprir com energia elétrica (full time) os equipamentos instalados na Central de Analítica.

4) Reforma elétrica e civil da Central Analítica

Viabilizar recursos para a reforma da infraestrutura de um laboratório localizado ao lado da Central Analítica para ampliar as suas dependências para receber novos equipamentos adquiridos com recursos de editais do CT-INFRA, PRÓ-EQUIPAMENTOS e REUNI.

5) Construção de um prédio de 3.500 m2 no Campus Jardim Botânico.

Viabilizar a ampliação do nosso espaço físico, destinado a novos laboratórios de pesquisa, uma vez que hoje compartilha espaço com a graduação do curso de Farmácia, limitando o crescimento tanto da graduação quanto da pós-graduação, atuando junto às instâncias superiores e submetendo projetos aos editais como CT-INFRA e aplicando Emendas Parlamentares visando captar verba para a construção de prédio.

A ampliação compreende espaço para laboratórios de pesquisa com caráter multiusuário e espaço para adequação da central analítica que hoje não comporta a instalação dos novos equipamentos adquiridos.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas


Universidade Federal do Paraná - Campus III

Av. Pref. Lothário Meissner, 632 - Jardim Botânico
CEP: 80210-170 - Curitiba/PR

Secretaria dos cursos de Mestrado e Doutorado 

E-mail: cfufpr@gmail.com
Telefone: (41) 3360-4098


© 2019. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Renata Portela.